Logotipo do Município de Idanha-a-Nova

Município de Idanha-a-Nova

Tamanho de Letra

Diminuir o Tamanho de Letra|Aumentar o Tamanho de Letra

Idanha-a-Nova aposta nas novas tecnologias

Acção Social do concelho na Internet

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova disponibiliza, a partir desta semana, informações online sobre os serviços e actividades do Gabinete de Acção Social e Saúde (GASS) da autarquia.

Os utilizadores podem aceder ao link do GASS através do site da Câmara, em www.cm-idanhanova.pt. Aí encontrarão dados sobre os principais projectos sociais do concelho.

Esta página de Internet é uma iniciativa dinamizada pela Rede Social do concelho de Idanha-a-Nova. O projecto foi co-financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

É possível consultar os horários do transporte para os utentes do Cartão Raiano +65 na Internet, para além do regulamento e benefícios do cartão.

A lista de documentos necessários para aceder às ajudas previstas no Regulamento de Apoio aos Estratos Sociais Desfavorecidos estará online. O “Diagnóstico Social do concelho de Idanha”, elaborado no âmbito do programa comunitário Rede Social, pode igualmente ser consultado.

Os serviços de TeleAlarme, Banco de Voluntariado ou Cartão Jovem Raiano também são contemplados na página, que será regularmente actualizada com notícias do GASS.

O concelho de Idanha-a-Nova é bastante extenso, sendo um dos maiores do país em termos de área. Assim sendo, a página da Internet será vantajosa para os residentes nas freguesias mais distantes. Os idanhenses que se deslocam à vila, para tratar de assuntos no GASS, saberão antecipadamente que documentos precisam de trazer, evitando viagens desnecessárias.

É preciso não esquecer aqueles que, embora emigrados no estrangeiro, têm família em Idanha. Os emigrantes poderão, através da Internet, ajudar mais facilmente os pais e outros familiares com assuntos relacionados com a Acção Social, para além de se manterem informados sobre as iniciativas do Município.

O site recorre a algumas soluções técnicas para cumprir as regras de acessibilidade dos “sítios de administração pública na Internet pelos cidadãos com necessidades especiais”, delineadas pela Resolução do Conselho de Ministros nº 97/99.

Por exemplo, o tamanho da letra é facilmente adaptado às necessidades de visão do utilizador e é possível a navegação apenas através do teclado.

Esta foi uma forma encontrada pela edilidade para estar mais perto dos munícipes, contribuindo também para aumentar a sua qualidade de vida.

Para aceder ao site, basta clicar no link do GASS criado na primeira página do site da autarquia. Também é possível chegar lá digitando directamente a morada www.cm-idanhanova.pt/gass.