PROIP - Projecto de Intervenção Precoce
Despacho conjunto nº 891/99 da II Série do Diário da República nº 244 de 19/10/1999.
É uma medida de apoio integrado no âmbito da intervenção precoce dirigida a crianças com deficiência ou em risco de atraso grave do desenvolvimento e suas famílias, mediante acções de natureza preventiva e habilitativa, designadamente do âmbito da educação, da saúde e da acção social, com vista a:
a) Assegurar condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com deficiência ou em risco de atraso grave de desenvolvimento;
b) Assegurar condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com deficiência ou em risco de atraso grave de desenvolvimento;
c) Assegurar condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com deficiência ou em risco de atraso grave de desenvolvimento;
Destinatários: crianças até aos 6 anos de idade, especialmente dos 0 aos 3 anos, que apresentem deficiência ou risco de atraso grave do desenvolvimento.
Objectivos da intervenção precoce:
a) Criar condições facilitadoras do desenvolvimento global da criança, minimizando problemas das deficiências ou do risco de atraso do desenvolvimento e prevenindo eventuais sequelas;
b) Optimizar as condições da interacção criança / família, mediante a informação sobre a problemática em causa, o reforço das respectivas capacidades e competências, designadamente na identificação e utilização dos seus recursos e dos da comunidade, e ainda da capacidade de decidir e controlar a sua dinâmica familiar;
c) Envolver a comunidade no processo de intervenção, de forma contínua e articulada, optimizando os recursos existentes e as redes formais e informais de interajuda.
PROIP do Distrito de Castelo Branco :
Núcleo/Equipa de Intervenção Concelhia de Idanha-a-Nova:
Início de actividade : Setembro de 2004
Situações sinalizadas: actualmente 4 situações, duas em Idanha-a-Nova e as duas restantes na freguesia do Ladoeiro. Compreendem idades entre 1 e 2 anos e em termos de género encontram-se igualmente repartidos, com dois casos do género feminino e dois do género masculino.
Em relação a apoios, de referir que a Câmara Municipal já autorizou o apoio financeiro à APPACDM, para a aquisição de um instrumento de avaliação do desenvolvimento, para ser utilizado pela equipa de trabalho.
A Educação no concelho de Idanha-a-Nova em números
Ministério da Educação 2001
1Saída Precoce (%): Total de indivíduos, no momento censitário, com 18-24 anos que não concluíram o ensino secundário e não se encontram a frequentar a escola, por cada 100 indivíduos do mesmo grupo etário.
2(% HM – 2001)
3Saída Antecipada (%): Total de indivíduos, no momento censitário, com 18-24 anos que não concluíram o 3º ciclo e não se encontram a frequentar a escola, por cada 100 indivíduos do mesmo grupo etário
4Abandono (%): Total de indivíduos, no momento censitário, com 10-15 anos que não concluíram o 3º ciclo e não se encontram a frequentar a escola, por cada 100 indivíduos do mesmo grupo etário.
5Retenção: Percentagem dos efectivos escolares que permanecem, por razões de insucesso ou de tentativa voluntária de melhoria de qualificações, no ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos), em relação à totalidade de alunos que iniciaram esse mesmo ensino.