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Município Idanha-a-Nova
Apoio financeiro da União Europeia
47.757,48 € (Município de Idanha-a-Nova)
a) A integração dos mediadores no âmbito da ação da instituição interlocutora; b) A capacitação dos mediadores; c) O alargamento do diálogo intercultural; d) A prossecução do percurso educativo até à escolaridade obrigatória das pessoas das diferentes comunidades; e) A integração de todas as crianças no ensino pré-escolar; f) O combate ao abandono e ao absentismo escolar; g) A estimulação da inclusão social; h) O apoio ao estudo das crianças de etnia; i) A adaptação do ensino às caraterísticas das crianças que integram a turma; j) A aquisição de competências ao nível da língua portuguesa e/ou competências básicas; k) O combate à emigração sazonal através da criação de emprego; l) O combate às Incivilidades, o absentismo escolar e o insucesso; m) A construção de uma relação de confiança/proximidade com as famílias; n) A sensibilização e consciencialização dos pais e encarregados de educação do papel ativo e fulcral a desempenhar na promoção do bem-estar e autoconfiança dos filhos/educandos; o) A melhoria das atitudes dos alunos na escola e em ambiente de sala de aula; p) A capacitação dos técnicos que intervêm no território; q) A certificação de três dos quatro mediadores do projeto ao nível do 12º ano; r) A realização de ações de vacinação; s) O aumento da frequência nas consultas de Planeamento familiar; t) O acolhimento de um número máximo de 14 refugiados por um período de 18 meses.
1. Criar uma equipa multidisciplinar; 2. Realizar 3 ações de sensibilização através de casos de sucesso pessoal e profissional de pessoas pertencentes a grupos minoritários; 3. Sinalizar crianças de etnia cigana, proveniente dos PALOP´s, ou indiana em risco de abandono e absentismo escolar; 4. Realizar um acompanhamento direto com as famílias; 5. Realizar o diagnóstico e acompanhamento ou encaminhamento dos alunos identificados; 6. Promover 3 encontros interculturais; 7. Dinamizar ações de capacitação sobre diversas temáticas; 8. Reforçar a articulação entre os principais intervenientes no processo educativo; 9. Criar sala de estudo na Zebreira; 10. Levantamento das crianças de idade inferior a três anos, com sensibilização das famílias para a importância da integração das crianças no ensino pré-escolar; 11. Articular com as várias parcerias para implementação das atividades; 12. Desenvolver um programa de Atividades de ocupação de tempos livres nos períodos de interrupção escolar na Zebreira; 13. Formar uma turma de português para cidadãos estrangeiros e articular com o Centro Qualifica para desenvolvimento da ação de alfabetização; 14. Formar uma turma de cidadãos interessados em obter qualificação; 15. Sensibilização junto dos produtores locais para criação de postos de trabalho que evitem a emigração sazonal; 16. Mediar as relações entre a entidade patronal e trabalhadores; 17. Participação dos mediadores na abertura do ano letivo; 18. Reuniões entre diretores de turma e mediadores; 19. Articulação entre o Gabinete de Apoio ao Aluno e Família do Agrupamento (GAAF), mediadores e restantes parceiros da comunidade local; 20. Realizar 1 Workshops para pais com vista à sua capacitação para uma parentalidade mais positiva; 21. Dinamização de atividades em contexto de recreio na escola sede do Agrupamento; 22. Articulação entre mediadores e a equipa técnica do projeto "Afirma-te"; 23. Reciclagem de conhecimentos e atualização de conceitos relativamente a aspetos culturais e de mudança; 24. Inscrição dos Mediadores no Centro Qualifica; 25. Sensibilização sobre o Planeamento Familiar e cumprimento do plano nacional de vacinação; 26. Acolhimento e integração local de requerentes e beneficiários de proteção internacional.
Consolidação das estratégias de inclusão social e multiculturalidade que se ambicionam para o concelho de Idanha-a-Nova. Um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido de uma forma mais consistente desde 2003, com a criação do Gabinete de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e com a participação em vários programas e projetos de cariz social com uma visão integradora e sem o estigma de cada especificidade cultural.