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Projeto de mediadores municipais e interculturais

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Designação do projeto  Projeto de mediadores municipais e interculturais
Código do projeto POISE-03-4233-FSE-000028
Objetivo principal Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação que visa a salvaguarda dos públicos mais vulneráveis, a promoção do acesso desses grupos ao mercado de trabalho, bem como o acesso a bens e serviços sociais sustentáveis e de qualidade.
Região da intervenção Centro (Idanha-a-Nova)
Entidades beneficiárias

Município Idanha-a-Nova

Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova - CMCD
Data aprovação 16-01-2019
Data início 18-03-2019
Data conclusão 17-06-2022
Custo total elegível 56.185,27 € (Município de Idanha-a-Nova)

Apoio financeiro da União Europeia

47.757,48 € (Município de Idanha-a-Nova)

Objetivos

a) A integração dos mediadores no âmbito da ação da instituição interlocutora;
b) A capacitação dos mediadores;
c) O alargamento do diálogo intercultural;
d) A prossecução do percurso educativo até à escolaridade obrigatória das pessoas das diferentes comunidades;
e) A integração de todas as crianças no ensino pré-escolar;
f) O combate ao abandono e ao absentismo escolar;
g) A estimulação da inclusão social;
h) O apoio ao estudo das crianças de etnia;
i) A adaptação do ensino às caraterísticas das crianças que integram a turma;
j) A aquisição de competências ao nível da língua portuguesa e/ou competências básicas;
k) O combate à emigração sazonal através da criação de emprego;
l) O combate às Incivilidades, o absentismo escolar e o insucesso;
m) A construção de uma relação de confiança/proximidade com as famílias;
n) A sensibilização e consciencialização dos pais e encarregados de educação do papel ativo e fulcral a desempenhar na promoção do bem-estar e autoconfiança dos filhos/educandos;
o) A melhoria das atitudes dos alunos na escola e em ambiente de sala de aula;
p) A capacitação dos técnicos que intervêm no território;
q) A certificação de três dos quatro mediadores do projeto ao nível do 12º ano;
r) A realização de ações de vacinação;
s) O aumento da frequência nas consultas de Planeamento familiar;
t) O acolhimento de um número máximo de 14 refugiados por um período de 18 meses.

Atividades

1. Criar uma equipa multidisciplinar;
2. Realizar 3 ações de sensibilização através de casos de sucesso pessoal
e profissional de pessoas pertencentes a grupos minoritários;
3. Sinalizar crianças de etnia cigana, proveniente dos PALOP´s, ou indiana
em risco de abandono e absentismo escolar;
4. Realizar um acompanhamento direto com as famílias;
5. Realizar o diagnóstico e acompanhamento ou encaminhamento dos
alunos identificados;
6. Promover 3 encontros interculturais;
7. Dinamizar ações de capacitação sobre diversas temáticas;
8. Reforçar a articulação entre os principais intervenientes no processo educativo;
9. Criar sala de estudo na Zebreira;
10. Levantamento das crianças de idade inferior a três anos, com sensibilização das famílias para a importância da integração das crianças no ensino pré-escolar;
11. Articular com as várias parcerias para implementação das atividades;
12. Desenvolver um programa de Atividades de ocupação de tempos livres nos períodos de interrupção escolar na Zebreira;
13. Formar uma turma de português para cidadãos estrangeiros e articular com o Centro Qualifica para desenvolvimento da ação de alfabetização;
14. Formar uma turma de cidadãos interessados em obter qualificação;
15. Sensibilização junto dos produtores locais para criação de postos de trabalho que evitem a emigração sazonal;
16. Mediar as relações entre a entidade patronal e trabalhadores;
17. Participação dos mediadores na abertura do ano letivo;
18. Reuniões entre diretores de turma e mediadores;
19. Articulação entre o Gabinete de Apoio ao Aluno e Família do Agrupamento (GAAF), mediadores e restantes parceiros da comunidade local;
20. Realizar 1 Workshops para pais com vista à sua capacitação para uma parentalidade mais positiva;
21. Dinamização de atividades em contexto de recreio na escola sede do Agrupamento;
22. Articulação entre mediadores e a equipa técnica do projeto "Afirma-te";
23. Reciclagem de conhecimentos e atualização de conceitos relativamente a aspetos culturais e de mudança;
24. Inscrição dos Mediadores no Centro Qualifica;
25. Sensibilização sobre o Planeamento Familiar e cumprimento do plano nacional de vacinação;
26. Acolhimento e integração local de requerentes e beneficiários de proteção internacional.

Resultados

Consolidação das estratégias de inclusão social e multiculturalidade que se ambicionam para o concelho de Idanha-a-Nova. Um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido de uma forma mais consistente desde 2003, com a criação do Gabinete de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e com a participação em vários programas e projetos de cariz social com uma visão integradora e sem o estigma de cada especificidade cultural.

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