Projetos de Idanha em campanha de crowdfunding
O concelho de Idanha-a-Nova é já
considerado um caso de sucesso no projeto Cria(c)tividade da
Cáritas Portuguesa que, numa parceria com o Novo Banco, lançou uma
plataforma de crowdfunding (financiamento colaborativo) com o
objetivo de angariar fundos para a concretização de negócios.
A Casa dos Dias Felizes,
Casa do Pastel de Nata de Figo da Índia sem Ovos, Aromas do Valado
e GeoLife são os quatro projetos do concelho selecionados a partir
de um conjunto de entrevistas a empreendedores.
Esta plataforma de crowdfunding do
Novo Banco torna o apoio aos projetos simples e seguro. Basta
aceder ao endereço novobancocrowdfunding.ppl.pt/pt/caritas, onde
será gerada uma entidade e referência multibanco para contribuir
através do "Pagamento de Serviços" numa caixa multibanco.
Sara e Marlon Fortes são o casal
responsável por A Casa dos dias Felizes, uma companhia de artes
performativas que opera a partir do concelho de Idanha-A-Nova.
Pretendem implementar o projeto "Teatro em Roulotte nas Aldeias"
com o objetivo de aproximar as artes performativas da comunidade
rural. Para isso pedem apoio para a aquisição de uma carrinha em 2ª
mão.
A Casa do Pastel de Nata de Figo da
Índia Sem Ovos, da promotora Adelina Mendes, é um projeto concebido
para ser implementado em Penha Garcia. Explora um produto inovador
numa aldeia fortemente marcada pela presença de figueiras da índia
que os habitantes teimam em tratar e manter porque desde sempre se
habituaram a consumir os seus frutos.
A empresa Aromas do Valado, de
Helena Vinagre, pretende dar a conhecer ao país e ao mundo as
qualidades das plantas autóctones da região de Idanha-a-Nova em
várias variantes, designadamente a destilação de óleos essenciais
de plantas autóctones para produção de produtos de cosmética,
produtos alimentares e produção de sabonetes.
A GeoLife, Turismo e Eventos nasceu
da vontade dos promotores Rui Nunes e Susana Santos contribuírem
para a divulgação e valorização do rico património histórico,
cultural, paisagístico e humano da região. A empresa está projetada
para desenvolver ações de animação turística e cultural como
passeios pedestres, visitas guiadas e outras atividades.
Para esclarecimento de qualquer
questão podem ser contactados diretamente os empreendedores ou a
Cáritas Portuguesa (criactividade@caritas.pt).